O município da Póvoa de Lanhoso vai realizar, em conjunto com a rede de bibliotecas escolares, mais uma edição da Feira do Livro, que estará aberta a toda a comunidade escolar e público em geral de 1 a 7 de abril deste ano. A Feira do Livro integra-se, como é costume, na semana da leitura, e terá um programa que abrangerá, especialmente, o público estudantil em período letivo.
Além do atrativo do desconto, que pode ir dos 20% aos 70%, os alunos e restantes visitantes podem contar com atividades diversificadas de leitura, da apresentação de livros à animação, música, dança, teatro e a uma “marcha da leitura” – atividade que levará os alunos do agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e do agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio a palmilhar as ruas da vila da Póvoa de Lanhoso, declamando poesia, rimas e lengalengas.
O objetivo primeiro do município e da rede de bibliotecas escolares é, através da programação da Feira, chamar os alunos ao interesse leitura. Desta forma, os estudantes terão contato com as histórias por meio de leituras de contos, lendas, fábulas, romances, poesia, desenvolvendo também leituras visuais, raciocínio e interpretação, por meio de encenações, representações e dramatizações, as quais contribuem, também, para a formação do estudante enquanto mulher e homem. A leitura oferece a oportunidade de desenvolver a imaginação e a criatividade, bem como a constituição e a instrução dos alunos. Com mais esta edição da Feira do Livro, pretende-se uma interação contínua para que haja um aprendizado coletivo e esta aprendizagem se torne significativa, agradável e relevante, não somente para a comunidade escolar mas para toda a população.
Tal como afirma Maria Helena Martins (MARTINS, Maria Helena, 1994, p.40), “A visão, o tato, a audição, o olfato e o gosto podem ser apontados como os referenciais mais elementares do ato de ler”.