Os serviços educativos da Cultura promovem, ao longo de todo o ano letivo, várias atividades destinadas aos/às alunos/as do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrangendo os dois Agrupamentos de escolas concelhios.
Num ano em que se comemoram os 50 anos da Liberdade e da Democracia, o momento propicia-se para a ensinar aos/às mais novas um pouco mais acerca do valor que esta data representa para a história do nosso país.
São mais de 740 crianças do 1.º Ciclo e aproximadamente 450 do Pré-escolar que, de acordo com um agendamento combinado com a Direção dos Agrupamentos, são alvo privilegiado destes serviços. Numa dinâmica que se traduz em conhecimento e novas experiências, os serviços educativos, ou se deslocam aos estabelecimentos de ensino com uma leitura encenada – para os/as alunos/as do pré-escolar e 1.º e 2.º anos, ou foram os/as alunos/as que se deslocaram, como é o caso das turmas de 3.º e 4.º anos, à Casa do Livro e ao CIMF; e ao Castelo de Lanhoso, respetivamente.
Nessa perspetiva, durante o mês de Janeiro, os/as alunos/as do 3.º ano assistiram ao teatro de fantoches “Maria da Fonte”, que lhes foi oferecido na Casa do Livro – Biblioteca Municipal e rentabilizaram ainda a deslocação com a visita ao Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF). Neste espaço foi-lhes dada a oportunidade de conhecer mais de perto a história da Revolta da Maria da Fonte, um dos elementos mais identitários da Póvoa de Lanhoso.
Outro dos ex-libris do concelho, o Castelo de Lanhoso, foi visitado pelas turmas de 4.º ano. A “Casa de D. Teresa” foi a atividade que decorreu no Castelo de Lanhoso, durante a qual as crianças puderam assistir a um vídeo sobre a sua história e que vai de encontro ao conteúdo pedagógico da disciplina de História e Estudo do Meio. Desta atividade, que decorreu durante o mês de Novembro, fez ainda parte a visita guiada por todo aquele espaço e uma atividade lúdica.
Comemorando-se este ano os 50 anos do 25 de Abril, estes alunos/as virão ao Theatro Club, assistir encenação da história “Robertices" de Luísa Dacosta, e "O 25 de abril contado às crianças..." de José Jorge Letria, pretendendo-se reforçar os conhecimentos dos/das mais novos/as acerca deste marco tão importante da nossa democracia.
Ainda no âmbito destas Comemorações será realizada a “Marcha da Leitura”, no dia 18 de abril, durante a manhã, saindo os/as alunos/as à rua para desafiar a população a recordar e falar de como eram as coisas antes e depois do 25 de Abril, e como passaram a ser após essa madrugada.
As leituras encenadas têm como protagonistas as técnicas dos serviços educativos que se deslocam a cada um dos estabelecimentos de ensino para apresentar histórias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, como é o caso de: "Aquela nuvem e outras" de Eugénio de Andrade, para o 1.º ano, de “Meninos de todas as cores" de Luísa Ducla Soares, para o 2.º ano. "A árvore da escola", de António Sandoval, será a história replicada aos/às mais pequeninos/as, mas mais lá para o final do ano.
Os serviços educativos são um recurso educativo que trabalha em estreita articulação com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos e a Rede de Bibliotecas Escolares. As histórias escolhidas respeitam e potenciam os programas curriculares e as matérias definidas nas metas curriculares de cada ano letivo, transformando-se em encenações lúdicas que contribuem para consolidação de conhecimentos.
Para os/as alunos/as do 6º ano está também programado um espetáculo de teatro “Os Piratas”, obra trabalhada neste ano escolar, e uma visita ao Theatro Club.